A Arquidiocese da Paraíba celebra nesta quinta-feira (30) a Festa de Corpus Christi, um dos eventos mais significativos do calendário religioso da igreja particular da Católica, marcado pela procissão solene e pela arte dos tapetes decorativos. A procissão, que parte da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes no centro da cidade com os fiéis que acompanham o Santíssimo Sacramento é uma tradição que se repete a decadas pelas ruas da região central de João Pessoa.
Corpus Christi é uma celebração da Igreja Católica que acontece anualmente em todo o mundo. A celebração tem como intuito agradecer a Deus pela presença de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, além de celebrar a unidade da Igreja. A festa de Corpus Christi foi estabelecida pelo Papa Urbano IV, no século XIII, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade – que ocorre no domingo após ao de Pentecostes.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. Corpus Christi significa Corpo de Deus e é uma comemoração litúrgica católica que ocorre quinta-feira após a festa de Pentecostes. Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.
Os tapetes tiveram sua origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”.
Ainda durante a tarde desta quinta-feira, está prevista uma missa solene celebrada por Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Paraíba, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a partir das 14h.
Já às 16h ocorre a procissão com o Santíssimo Sacramento, pelas ruas e avenidas encerrando na Basílica Catedral Nossa Senhora das Neves. O percurso inicia na Avenida das trincheiras, passando pela Praça João Pessoa, Rua Visconde de Pelotas, Rua Vigário Sarlen e Praça dom Ulrico. Com a chegada da procissão na Catedral, será realizada uma missa presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson,
Confira imagens das paróquias que confeccionaram os tapetes de Corpus Christi