publicidade
- 30/05/2024 / 12:54
Arquidiocese celebra Festa de Corpus Christi com missa, procissão e tapetes tradicionais

A Arquidiocese da Paraíba celebra nesta quinta-feira (30) a Festa de Corpus Christi, um dos eventos mais significativos do calendário religioso da igreja particular da Católica, marcado pela procissão solene e pela arte dos tapetes decorativos. A procissão, que parte da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes no centro da cidade com os fiéis que acompanham o Santíssimo Sacramento é uma tradição que se repete a decadas pelas ruas da região central de João Pessoa.

Corpus Christi é uma celebração da Igreja Católica que acontece anualmente em todo o mundo. A celebração tem como intuito agradecer a Deus pela presença de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, além de celebrar a unidade da Igreja.  A festa de Corpus Christi foi estabelecida pelo Papa Urbano IV, no século XIII, em 1264, para ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade – que ocorre no domingo após ao de Pentecostes.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. Corpus Christi significa Corpo de Deus e é uma comemoração litúrgica católica que ocorre quinta-feira após a festa de Pentecostes. Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.

Os tapetes tiveram sua origem em Portugal e foram trazidos para o Brasil durante a colonização (entre os séculos XVI e XIX). Para a Igreja Católica, a prática remete à acolhida de Jesus em Jerusalém, “quando as pessoas cobriram as ruas de ramos e mantos para a passagem do Messias”.

Ainda durante a tarde desta quinta-feira, está prevista uma missa solene celebrada por Dom Alcivan Tadeus, bispo auxiliar da Paraíba, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, a partir das 14h.

Já às 16h ocorre a procissão com o Santíssimo Sacramento, pelas ruas e avenidas encerrando na Basílica Catedral Nossa Senhora das Neves. O percurso inicia na Avenida das trincheiras, passando pela Praça João Pessoa, Rua Visconde de Pelotas, Rua Vigário Sarlen e Praça dom Ulrico. Com a chegada da procissão na Catedral, será realizada uma missa presidida pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson,

Confira imagens das paróquias que confeccionaram os tapetes de Corpus Christi

Paróquia Menino Jesus de Praga .
Bancários. Foto: assessoria
Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Cabedelo-PB. Foto: assessoria
Paróquia Nosso senhor Jesus Cristo Rei – mangabeira João Pessoa. Foto: assessoria
São José Operário. Cruz das Armas. Foto: assessoria
Paróquia Santa Rita de Cássia, Rio Tinto . Foto: Assessoria
Paróquia São Sebastião, Bayeux. Foto: Assessoria
publicidade