publicidade
- 02/08/2024 / 16:56
Brasileiro paga R$ 30,80 em média para comprar um prato feito

O brasileiro gasta, em média, R$ 30,80 para almoçar fora e consumir um prato feito com uma bebida não alcoólica. O preço médio dessa refeição subiu 4,76% na comparação com o ano passado, quando esse tipo de almoço custava R$ 29,40, e 18% ante 2022 -na época, custava R$ 26,10.

Os valores consideram as opções de refeição servidas nos restaurantes mais populares, a preços mais econômicos, também servidos com o nome de prato comercial ou “prato do dia”.

Se o trabalhador optar por consumir uma fruta em vez de uma bebida, o preço médio nacional do prato feito sobe 1%, para R$ 31.

Caso escolha comer fora em 22 dias úteis do mês, consumindo o prato feito com a bebida, teria de desembolsar R$ 677,60 mensais.

Preço do prato feito apresenta diferenças regionais

O prato feito com a bebida custa acima de R$ 30 nas regiões Sudeste (R$ 31,90) e Sul (R$ 30,99), puxando a média para cima.

Abaixo dessa faixa e da média nacional estão Nordeste, com a refeição a R$ 29,39, e Centro-Oeste e Norte, com preços médios quase idênticos: R$ 28,12 e R$ 28,11, respectivamente.

O prato comercial no Nordeste ficou 2,77% mais barato na comparação com 2023 -custava R$ 30,23 na época.

Os dados são de pesquisa anual encomendada pela ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador) e realizada pela Mosaiclab.

O levantamento foi feito entre março e maio em 4.502 estabelecimentos comerciais, nas cinco regiões e em 22 estados e no Distrito Federal. Foram pesquisadas 51 cidades, com 5.640 preços coletados.

Almoço completo no modelo à la carte têm alta de 19,8%

A pesquisa também abordou restaurantes que oferecem um almoço completo, que inclui prato principal, bebida, sobremesa e cafezinho. A média nacional nesse caso custa R$ 51,61, contemplando quatro tipos diferentes de restaurantes.

O mais caro deles é o da modalidade à la carte, cujos preços explodiram. O preço médio foi a R$ 96,44, ante R$ 80,48 em 2023, alta de 19,8%. No ano passado, o mesmo modelo de restaurante já havia sofrido aumento acima de 24% em comparação com os preços de 2022.

O restaurante à la carte se caracteriza por oferecer ao consumidor atendimento e cardápio personalizados a uma camada de clientes específica.

“Oferece refeição no almoço e no jantar, abre inclusive em um dia no final de semana ao menos, tem estacionamento, recepcionista e até carta de vinhos”, diz Lúcio Capelletto, diretor-executivo da ABBT. “Há um custo de serviços incluído, e insumos como azeite, que subiu 55%, influenciam.”

Em outros restaurantes, almoço completo sofreu alta menor

O almoço completo nos estabelecimentos populares, ou seja, aqueles que servem o prato feito, mas dessa vez acompanhado de bebida, sobremesa e café, sai por R$ 37,44 em média, aumento de 9,15% se comparado a 2023, quando custava R$ 34,30.

O restaurante no modelo autosserviço, onde o consumidor escolhe entre o self-service com preço por quilo e o buffet com preço fixo, tem preço médio de R$ 47,87. Valor no ano passado era de R$ 43,24, ou seja, subiu 10,7%.

Por fim, o restaurante no formato executivo, com prato mais sofisticado para uma pessoa, bebida, sobremesa e café, oferece a refeição por R$ 55,63 -em 2023, o preço médio era 10,13% menor, saindo a R$ 50,51.

Point da Notícia com Portal Correio

publicidade