publicidade
- 24/03/2023 / 14:25
CRM-PB afirma preocupação com admissão de médicos sem diploma

O novo Mais Médicos não exigirá a revalidação do diploma para estrangeiro. De acordo com o Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba( CRM-PB), isso compromete a qualidade do atendimento à população.

O Conselho se pronunciou sobre a situação em nota e afirmou preocupação com a retomada do programa “Mais Médicos” da maneira como está sendo feita.


“Por um lado, o programa que objetiva interiorizar a assistência à saúde, entendemos ser louvável, importante e necessário, pois amplia o acesso da população à assistência médica. Por outro lado, vemos como extremamente preocupante a admissão de médicos nesse programa sem revalidação de diplomas e sem inscrições no Conselho Regional de Medicina, o que é necessário para o exercício profissional, conforme legislação vigente”, pontua a nota publicada pelo órgão nas redes sociais.

Segundo o órgão, o Conselho não é apenas um órgão cartorial e fiscalizador, mas também atua na defesa da dignidade da profissão, ressaltando o papel social que dela se espera, o que só pode ser conseguido mediante o fortalecimento do caráter profissional e dos aspectos exclusivos e específicos da profissão médica.

Na nota, o CRM da Paraiba afirma que é preocupante a participação de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior sem inscrição no CRM e sem a revalidação dos diplomas.

“Solicitamos a comprovação da formação profissional de todos os médicos que pretendem atuar não só nesse programa, mas em qualquer circunstância em que haja atendimento à população brasileira”, finalizou o texto.

Da Redação

publicidade