publicidade
- 09/10/2024 / 15:56
Eleições 2024: Brasil alcança mais de 200 candidaturas LGBTQIA+ eleitas para o legislativo municipal

No último domingo (6), 231 candidatos que se identificaram como pessoas LGBTQIA+ foram eleitos para as Câmaras Municipais do Brasil, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esta é a primeira vez que informações sobre orientação sexual e identidade de gênero aparecem nas fichas de candidatura, marcando um avanço significativo na visibilidade política da comunidade.

Em um cenário onde a diversidade de representação é crucial, o dado de que 904 candidaturas se identificaram como transgênero, com 53 eleitos, e que 2% do total de 147 mil candidatos informaram ser LGBTQIA+, reforça a urgência em ampliar essa representatividade.

A coleta de dados pelo TSE, até então realizada apenas por organizações da sociedade civil, como a VoteLGBT+, é vista como um passo histórico. Gui Mohallem, diretor-executivo da VoteLGBT+, afirma que a iniciativa do TSE é um avanço, mas revela a necessidade de um processo de verificação e educação contínua sobre questões de identidade de gênero e orientação sexual. Ele destaca que erros nos preenchimentos dos formulários podem ser comuns, o que sugere que a qualificação das informações ainda carece de atenção.

Point da Notícia com Mídia Ninja

publicidade