Farmácias de todo o país estão autorizadas a partir desta terça-feira (1º) a realizar exames para diagnosticar dezenas de doenças. Até então, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permitia que os estabelecimentos fizessem apenas testes de Covid-19 e de glicemia.
A lista soma mais de 40 tipos de análises, incluindo colesterol, hepatite, vitamina D, HIV, dengue, urina e fezes. Para realizar os exames, é preciso que a farmácia tenha uma sala própria e profissionais especializados contratados.
As farmácias que querem oferecer os serviços têm prazo de seis meses para se adequarem às regras técnicas – segundo o setor, as grandes redes já estão preparadas.