O governador do Estado, João Azevêdo inaugurou durante a manhã desta terça-feira (11), a primeira Oficina Ortopédica da Paraíba: a Oficina Ortopédica Leila Denize Moura Maia Rabello. O espaço funciona em um anexo da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), no bairro Pedro Gondim, em João Pessoa.
No local, serão produzidas órteses e próteses, atendendo a demanda dos paraibanos que necessitam desse tipo de aparelho para mobilidade e funcionalidade nas tarefas cotidianas e de forma gratuita.
O evento iniciou às 9h desta terça-feira. Os investimentos para a oficina ortopédica somam recursos superiores a R$ 1,5 milhão para construção do prédio anexo à Fundação , além da aquisição de equipamentos.
A Oficina terá capacidade para fornecer 500 órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM) mensais, devendo atender cerca de 1000 pessoas por mês, quando estiver em pleno funcionamento.
A unidade contará com profissionais como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e técnicos ortesistas e protesistas, entre outros para realizar a dispensação, a confecção, a adaptação e a manutenção das OPMs.
Entre os espaços da oficina estão a sala de modelagem e confecção, sala de gesso, sala de tapeçaria/costura, além da sala de impressão 3D, onde será possível fabricar a órtese e prótese adaptada para a necessidade de cada paciente.
O trabalho da oficina conta com a parceria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes), no qual os estudantes dessa instituição participarão do atendimento.
Durante a inauguração, o governador visitou as instalações e afirmou que essa obra tem um alcance social extraordinário, pois é um verdadeiro trabalho de inclusão que irá fazer uma grande diferença na vida das pessoas que precisam do serviço, mas também dos profissionais e alunos/pesquisadores.
“Nesse espaço você terá a associação de preparação de mão de obra, terá a Universidade Estadual trabalhando através do Nutes e teremos as próteses em 3D, uma tecnologia extremamente avançada”, declarou.

O chefe do executivo estadual ressaltou ainda as contribuições tecnológicas trazidas para a oficina ortopédica e apontou que essa obra vai trazer dignidade para as pessoas deficientes que terão melhores condições de vida com esse atendimento.
“ Não existia uma unidade como essa. Identificamos as dificuldades de quem utiliza uma prótese, como uma criança, que normalmente cresce, a prótese não se adapta mais, é preciso fazer uma adaptação e não existia um espaço, principalmente um espaço público para prestar o serviço gratuitamente. Essa é mais uma ação que oferece um serviço de qualidade associado à saúde e associado a essa instituição que é a Funad, que cuida com carinho das pessoas com deficiência”, destacou.
O empreendimento foi inaugurado em parceria com a Funad que é o centro de reabilitação estadual e segundo a presidente da entidade, Simone Jordão, a construção da oficina teve o respaldo técnico da Fundação, mas também da equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde(SES-PB).
“Nós temos um desafio em relação às pessoas com deficiência nessa política de órtese e prótese. Muitas vezes, uma pessoa perde uma perna, tem problema no braço e tem dificuldade de conseguir uma prótese/órtese. Então, para as pessoas com deficiência já começamos a funcionar de forma gradativa. A oficina já está aberta, mas esse equipamento a médio prazo vai produzir uma tecnologia assistida de grande importância porque as pessoas precisam ter sua autonomia e qualidade de vida”, esclareceu.
Da Redação