O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, criado por Bolsonaro, será encerrado até o final deste ano letivo, conforme anunciaram os ministérios da Educação e Defesa. A justifica, conforme nota técnica, do governo, é que o programa desvia a finalidade das Forças Armadas. Ofícios já foram enviados aos secretários de Educação de todo o país.
Militares sairão gradualmente dos colégios. No documento, o MEC pede que a transição seja feita com cuidado para não atrapalhar o “cotidiano das escolas e as conquistas de organização que foram mobilizadas pelo programa”.
Cerca de 200 escolas no país adotam o modelo, que tem gestão compartilhada entre pastas da Educação e da Segurança Pública. Na Paraíba, as seguintes escolas participavam do programa:
O prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, já se antecipou e disse que “a escola não será desativada e continuará sendo destaque pela excelência da educação que oferece”.