Ação de monitoramento e orientação à população para controlar a proliferação de pombos em pontos da Capital foi iniciada nesta sexta-feira (17) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e se estenderá até a próxima semana. Durante o período, os agentes de endemias irão vistoriar modificações estruturais nas localidades visitadas e tentar identificar migrações dessas aves que são consideradas pragas urbanas./
Os pontos com maior presença de pombos são: Praça dos Três Poderes, Praça 1817, Praça Pedro Américo e Porto do Capim, no Centro Histórico; Paratibe; Gramame e a orla das praias de Tambaú e Cabo Branco. As visitas acontece concomitantemente em todas as áreas finalizando quando todas as localidades forem vistoriadas e orientadas.
A diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Raquel Moraes, explicou que a oferta ou escassez de alimentos influencia a reprodução dos pombos. As aves são vetores de ácaros, que causam alergias na pele e outras doenças que comprometem o aparelho digestivo.