Prostitutas de sete dos nove estados do Nordeste se reúnem na cidade de João Pessoa durante os dias 28 e 29 de maio para o I Encontro de Prostitutas de Comunicação e Prevenção, que será realizado no JR Hotel, no Centro da Capital paraibana.
De acordo com a coordenadora geral da Associação das Prostitutas da Paraíba (Apros-PB), Luza Maria, o objetivo do encontro é ampliar a formação das prostitutas, discutir as estratégias de atuação das lideranças no âmbito local, regional e nacionalmente, além de avaliar os projetos em execução financiados pelo Ministério da Saúde e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
“A discriminação contra as prostitutas ainda existe, mas a gente decidiu se organizar, investir na formação de lideranças e cobrar a efetivação de políticas públicas para mulheres prostitutas. A gente tem realizado a Caravana de Prevenção pelo Nordeste, os cursos de Direitos Humanos financiados pelo Fundo dos Direitos Humanos que os possibilitou chegar em São Luiz (MA), Maceió (AL) e Natal (RN); e os seminários de prevenção, financiados pelo Penud, foram realizados em Campina Grande e Salvador (BA). Com esse encontro, vamos poder discutir as estratégias para fortalecer o movimento de prostitutas a partir da formação das lideranças e da avaliação do impacto de todos esses projetos que estamos executando pelo Nordeste”, afirmou.
Na Capital paraibana, está prevista a participação de prostitutas que são lideranças dos estados do Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, da Bahia e da Paraíba (que sedia o encontro).
A mesa de abertura será às 9h do dia 28 com o tema “Enfrentamento à violência contra a mulher”. A partir das 14h, ocorrerá uma Oficina de Comunicação e Prevenção e, em seguida, o lançamento dos livros “Puta história”, de Fátima Medeiros; e “Prostituição e comunidade”, de Célia Gomes.
No dia 29, o encontro terá um componente mais político-institucional com a mesa “Prevenção combinada”, às 9h; e a partir das 14h, a reunião do Movimento das Prostitutas, com as principais lideranças regionais e as que representam a Rede Brasileira de Prostitutas, a Central Única de Trabalhadores e Trabalhadoras Sexuais e a Articulação Nacional de Profissionais do Sexo.
De acordo com a coordenadora geral da Associação das Prostitutas da Paraíba, o intuito é avaliar a partir do panorama social “o que avançamos e o que queremos para o futuro”, destacou Luza Maria.
I Encontro de Prostitutas de Comunicação e Prevenção
Datas: 28 e 29 de maio de 2024
Horário: 09 às 16h
Local: auditório do Hotel JR, Rua Rodrigues Chaves, 87 – Centro, João Pessoa
Point da Notícia