publicidade
- 28/06/2023 / 06:07
Ministro vota pela inelegibilidade de Bolsonaro por 8 anos

O ministro-relator Benedito Gonçalves votou, nesta terça-feira (27), favorável a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por oito anos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e de uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2022. Em seu voto de quase três horas, o relator afirmou que Bolsonaro influenciou o eleitorado, mobilizou “sentimentos negativos”, acirrou tensões institucionais e “instigou a crença de que a adulteração de resultados era uma ameaça que rondava o pleito de 2022”. Gonçalves absolveu o candidato a vice na chapa, Walter Braga Neto.

O parecer, válido a partir das eleições passadas, se for seguido pelos demais, só permitirá que Bolsonaro volte a disputar um pleito em 2030. O julgamento foi suspenso por determinação do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, e será retomado na próxima quinta-feira (29), com o voto do ministro Raul Araújo.

Na sessão anterior, que aconteceu na última terça-feira, o vice-procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco, já havia opinado por tornar o ex-presidente da República, inelegível.

Ministro Benedito Gonçalves (Foto: Reprodução)
publicidade