publicidade
- 02/07/2025 / 18:59
Mutirão da Justiça vai rever condenações por porte de maconha na Paraíba

Os juízes e juízas do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) com competência Criminal e de Execução Penal do Estado vão se reunir, nesta sexta-feira (4), para tratar do I Mutirão Processual Penal do Plano Pena Justa, que tem como um dos temas a revisão de casos sobre porte de 40 gramas de maconha para uso pessoal ou a plantação de seis plantas fêmeas.

A ação atende à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que no ano passadoafastou o enquadramento criminal do porte de maconha para uso pessoal. O esforço concentrado será realizado por todos os tribunais de Justiça estaduais e tribunais regionais federais para reanálise desses processos e segue até 30 de julho, sob a coordenação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e apoio técnico do Programa Fazendo Justiça.

O mutirão também vai servir para reavaliar ações envolvendo gestantes, mães e mulheres responsáveis por crianças e pessoas com deficiência presas cautelarmente; prisões preventivas com duração maior do que um ano e processos de Execução Penal com incidentes vencidos de progressão de regime ou livramento condicional.

publicidade