A professora Terezinha Domiciano, foi nomeada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como nova reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira (16) do Diário Oficial da União e confirmada pela docente através das suas redes sociais.
“A espera acabou! Foram dias de intensa apreensão e ansiedade para vermos agora a nossa nomeação pelo Presidente da República para conduzirmos a gestão da Universidade Federal da Paraíba pelo próximo quadriênio (2024-2028). É muito representativo retomar o processo democrático da UFPB, recebendo a chancela do presidente mais democrático de todos os tempos”, anunciou a nova reitora na postagem.
Na última terça-feira (15), Terezinha Domiciano, esteve em Brasília para uma reunião com o presidente da República. O encontro, realizado no gabinete presidencial no Palácio do Planalto, contou com as presenças do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, dos senadores paraibanos Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e André Amaral (União Brasil), além do prefeito de São José do Sabugi e sobrinho da docente, Segundo Domiciano (União Brasil).
Terezinha Domiciano foi a mais votada no processo de escolha entre os alunos, professores e funcionários da instituição de ensino superior. A eleição interna foi realizada em abril deste ano, nos quatro campi da instituição: Campus I, em João Pessoa; Campus II, em Areia; Campus III, em Bananeiras e Campus IV, nas cidades de Mamanguape e Rio Tinto.
A chapa 1 “UFPB: inovação com inclusão” obteve 67,95% dos votos, ocupando o primeiro lugar da lista tríplice que foi encaminhada ao presidente Lula.
Sobre a nova reitora
Terezinha Domiciano é professora titular do Departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA), localizado no campus III, em Bananeiras, no Brejo paraibano. Ela tem experiência em ensino, pesquisa e extensão, além de atuação em funções administrativas, como chefe de departamento, assessoria de pesquisa e coordenação de projetos institucionais. Ela também foi vice-diretora e diretora do CCHSA por dois mandatos.
Mônica Nóbrega, que compõe a chapa como vice-reitora eleita, é professora associada da UFPB e atua na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Seus principais temas de pesquisa incluem psicanálise lacaniana, linguística saussuriana, discurso e produção de sentidos. Ela ocupa a posição de diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no campus I, em João Pessoa, desde 2013.
Point da Notícia