O Ministério da Saúde anunciou a ampliação da oferta da vacina contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade a partir da próxima segunda-feira (15). A disponibilização das doses depende de planejamento a ser estabelecido por estados e municípios.
De acordo com o ministério, a medida, anunciada nesta sexta-feira (12), visa reduzir a incidência da doença respiratória, que pode levar a quadros graves, internações e mortes, além de atender a pedido de estados e municípios, que podem usar as vacinas em estoque e adotar estratégias locais para operacionalizar a imunização, atendendo às realidades de cada região.
Os imunizantes utilizados no SUS são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para toda a rede pública de saúde.